Procurar
Data 20/12/2017
Prova de direção, não é só engatar a marcha e sair andando!

Mas porque está tão difícil tirar essa carteira de habilitação? Você já deve ter feito essa pergunta, não é mesmo?

Sonha tanto com essa CNH, se dedica, investe dinheiro, energia emocional e física para alcançar seu sonho de dirigir. Porém nem tudo está saindo como você imaginava!

Quando começou era uma imensa alegria em realizar o processo da habilitação, mas após algumas tentativas frustradas, tudo tem se tornado um desgaste com intensos sentimentos de medo, insegurança e preocupações.

É claro que esses sentimentos já existiam, mas ultimamente vem crescendo dentro de você, o medo de não conseguir, o pensamento de que é impossível de tirar a habilitação, e cada vez que roda esse sentimento acaba por te visitar com mais frequência, medo de não ser capaz, de ser avaliada, de esquecer o que aprendeu na aula. Uma insegurança, misturada com sentimentos de medo que toma conta de si, medo, medo e medo…

E as perguntas continuam a ecoar na sua mente. Como controlar? Como administrar essas emoções na prova? Mas afinal que nervosismo é esse, já que aprendi tudo que precisa para fazer uma prova com sucesso! Às vezes você se sente perdido, não compreende porque tanto nervosismo e preocupação.

Mas temos que compreender que não é só a parte técnica que precisa estar preparada para ter um bom desempenho na prova. Dirigir é algo simples, mas também algo muito complexo, ao mesmo tempo, precisa-se estar bem emocionalmente consigo mesmo, para sentir-se seguro e confiante para a prova.

Devemos compreender que sentir nervosismo, medo e certas preocupações fazem parte da vida, em especial na hora da prova. O medo de ser avaliado pelo outro não é algo fácil de encarar, pois envolve mostrar suas reais capacidades, e em muitos momentos, você não esta preparada emocionalmente para se deparar com suas inseguranças e descobrir que sua autoestima não está tão fortalecida. E quando os seus medos e as excessivas preocupações tem o poder de interferir no desempenho, te paralisando para enfrentar a dificuldades que surgem na prova, surge um estado de medo patológico, uma ansiedade desajustada, que ao não conseguir ligar sozinha deve ser tratada com a ajuda de um profissional.

O seu estado emocional é de suma importância para tudo na vida, e em especial na hora da prova de direção. Grande parte dos candidatos que não estão conseguindo adquirir sua sonhada carteira de habilitação enfrenta problemas comuns entre si na reprovação. Preocupação em demasia e consequentes medos estão fundamentalmente ligado a Ansiedade. Os medos que surgem independente do quanto eles possam parecer irracionais tem sua base na proteção, na tentativa de te proteger daquilo que não se está emocionalmente conseguindo enfrentar na hora da prova. Nas dificuldades que tem de lidar com os sentimentos de insegurança, crítica, julgamentos, medo de errar, falta de autonomia e perfeccionismos exagerado.

Por isso é preciso se permitir conhecer e compreender suas emoções, onde esse conhecimento te ajudará a compreender sua ansiedade, entender esses medos, que muitas vezes enxerga na prova. Quando se traz a luz aquilo que nos assusta se começa ter um olhar com mais clareza, esses monstros que habitam a nossa mente não são tão assustadores assim como se pensa, e consequentemente terás maiores condições emocionais que auxiliará a conquistar a tão sonhada carteira de habilitação.

Acredite em você!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017 Academia do Psicólogo. Todos os direitos reservados.