Procurar
Data 26/06/2018
Por que reprovo e tenho medo? Já que faço tudo certo na direção!

Compreender os motivos que interfere na aprovação e no medo de dirigir é o primeiro passo.

Inicialmente precisamos entender que dirigir é algo bem mais amplo, e que não envolve somente a parte prática. O ato de dirigir envolve um processo complexo, que envolve aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais e não é apenas trocar marchas e acelerar, pois envolve múltiplas habilidades.

Motoristas e candidatos a futuros motoristas são expostos ao trânsito a vários fatores de risco, e ao conduzirem um veículo usamos o raciocínio, a memória, a atenção e precisamos ter capacidade de tomada de decisões rápidas em um ambiente repleto de informações simultâneas. É através dessas habilidades que o ser humano reage e se comporta em determinadas situações no trânsito.

Ao compreender que os fatores psicológicos influência e são de fundamental importância no ato de dirigir, abre se um espaço para começar a entender as emoções e como elas alteram a atenção, o comportamento e as reações do ser humano frente a sentimentos de medo e insegurança.

A sensação de insegurança ao dirigir e na prova, inicialmente para habilitados e candidatos a habilitação é normal. Ficar um pouco tenso e apreensivo nas primeiras vezes que se dirigi e na prova faz parte de qualquer processo de aprendizagem e avaliação.

Porém, quando o nervosismo, o medo e a insegurança é imensamente presente em habilitados e em especial para o candidato a CNH, próximo ao momento da prova e este gera um grande desconforto, acabamos fugimos do padrão adequado e da normalidade. Nestes momentos a ansiedade está eleva, colocando a mente e as emoções em estado repleto de dúvidas, preocupações, receios e medo, colocando em jogo até mesmo suas capacidades.

Observo que, vários candidatos a CNH e motoristas habilitados não tem o conhecimento e a clareza que em muitos momentos o seu simples “nervosismo” está muito além. Não conseguem compreender o que sentem e seu nível de ansiedade se eleva, apresentando dificuldade de raciocínio e manejo inadequado de suas emoções, o que ocasiona prejuízo no desempenho da prova e do dirigir.

Escuta-se de muitos candidatos a motoristas o relato que não entendem porque são reprovados, já que sabem o que fazer e sempre o fizeram bem nas aulas práticas, sendo confirmadas até mesmo pelos próprios instrutores. Porém quando estão na prova tudo muda, o famoso “nervosismo” toma conta e o desempenho deixa a desejar.

Apesar de existir em você um imenso desejo de dirigir a presença do medo, da insegurança e as preocupações que tens em relação à prova se tornam vilões nessa conquista, te deixando ansioso, apreensivo e interferindo no seu desempenho.

A população com ansiedade em nível elevado e com medo de dirigir é imensa, sendo os índices de reprovações cada vez maiores e aumentando cada vez mais segundo as estatísticas do DETRAN.

Os erros clássicos ficam em torno: Apagar o carro, esquecer pisca e procedimentos, errar troca de marcha e exceder tempo de baliza.

Falhas essas que representam a presença da ansiedade elevada e que vem a ocasionar alguns sintomas físicos e emocionais:

– Como tremedeira nas pernas ou formigamento no corpo que pode fazer o carro pagar
– Ao dirigir deseja fazer tudo rápido para se livrar logo da situação de tensão e medo; assim surgi os famosos esquecimentos.
– Falta de concentração, de atenção e memória, o que ocasiona a lembrança dos procedimentos da cada execução da prova.

A ansiedade presente nesta hora se característica uma tensão desagradável que surge inicialmente, devido à interpretação que se faz da situação do dirigir e da prova, que é perigosa e extremamente tensa.

Pense a respeito, como se sente ao dirigir e na hora da prova!

Sua ansiedade está interferindo seu desempenho?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários
  • Followgram - 25/07/2019

    Adorei a dica ?? e veerdade confiar em voce e afinal voce tera um instrutor ao seu lado logico que nao e o que esta acostumada e tera uma pressaozinha por consequencia de ser aquela chance de fazer tudo corretamente errar o minimo possivel, mas confiando em vc tudo dara certo. Nao vejo a hora de fazer o exame e passar de primeira ??

    Responder
    • Lisane Molina Gloria - 06/10/2019

      Que ótimo que gostou da dica!

      Responder

© 2017 Academia do Psicólogo. Todos os direitos reservados.