Procurar
Data 20/12/2017
PROVA DO DETRAN? Para muitos um pesadelo! Quatro Poderosas dicas!

Quantas vezes já desejou que alguém lhe oferecesse um guia do passo a passo de como resolver seus medos e inseguranças durante a prova, não é mesmo? Quem não gostaria?

Então! Descrevi algumas dicas que podem te ajudar a amenizar e transformar sua ansiedade, medos e preocupações.
Contudo não é tão simples assim, não basta apenas ficar PENSANDO, é necessário AGIR!
Se, está complicado fazer a prova de direção e dirigir com confiança, mãos à obra!

Desenvolva habilidades emocionais para superar a ansiedade e seus medos na prova de direção:

1-Procure ficar mentalmente no aqui agora: Realize exercícios diários de respiração, de preferência à noite quando estiver sozinho. Comece puxando o ar em contagem de cinco e solte em contagem de cinco. Respire e expire várias vezes. Se concentre no ar que você inspira e expira dos pulmões. Perceba seu corpo ao respirar. Não pense em nada, apenas observe sua respiração. Esses exercícios lhe ajudaram aos poucos a lidar com sua ansiedade.

2- Não se fixe nas emoções desfavoráveis: Tire o foco do medo, insegurança. Veja a prova como apenas mais um aula curta, confie em você, se abra a essa oportunidade para que tudo possa fluir, e consequentemente todo o excelente desempenho que realizava e foi aprendido nas aulas práticas terá a oportunidade de ser mostrado na prova. Não se deixe envolver completamente com emoções de medo, coloque o foco no que já conseguiu realizar na aula prática. Somente conseguimos desenvolver e ampliar novos sentimentos positivos, quando abrimos um espaço para isso. Então enquanto os sentimentos desfavoráveis ocuparem um imenso espaço dentro de si os sentimentos positivos de autoconfiança não conseguem ocupar seu devido lugar de direito

3- Questione seus pensamentos: Quando se está em um estado de ansiedade as decisões são quase que automáticas e você já pensa que a situação de fato é perigosa. Nesse momento faça a seguinte pergunta a si mesmo: Medo? Mas se estou tecnicamente bem preparada para prova. Porque sinto medo? Quais as vantagens que tenho em pensar e sentir medo e insegura na hora da prova? Isso melhora meu desempenho na prova? Ao responder as i mesmo essas perguntas: observe-se, pare e sinta seus sentimentos e pensamentos, veja se eles sustentam-se por si só, se não são apenas “armadilhas” que sua mente cria que acabam por gerar mais sentimentos de inseguranças e medos.

4-Não tente vencer e fingir que não tem medo: Não lute para vencer o medo, e sim fortaleça sentimentos de confiança. Nestes momentos é muito mais importante focar em “como construir a sua segurança” do que em “vencer o medo”. Focar na segurança vai te proporcionar a criar um estado favorável onde o medo que sente na hora da prova tenderá a enfraquecer. Aprender e compreender que a prova não é um monstro, que é bom estar realizando-a, é segura, posso relaxar e praticar tudo que aprendi corretamente te ajudará a perceber e a desenvolvê-la de forma diferente, de que “não preciso ter medo”. Focar no medo apenas o fortalece, e inclusive apenas aumenta a ansiedade porque faz com que a pessoa foque no medo e ao mesmo tempo lute para não ter. Isso tende a criar muita confusão e cobrança de si.

Então! Que tal começar a observar, questionar e conhecer nossas emoções e pensamentos, pois assim terá maiores condições de se preparar para enfrentar situações que se tende a sentir medos e ansiedade. Assim construiremos com facilidade reações positivas que nos impulsionaram para termos competência e sucesso, tendo um olhar diferenciado frente às dificuldades que tende a surgir na prova de direção e na própria vida. Buscar fatos que nos proporcione confiança em nós mesmos e não mais ficar fantasiando nos pensamentos preocupações de não ter capacidades hábeis para dirigir e realizar a prova de direção com pleno sucesso. Poder sentir-se bem e tranquila, não corresponde a não sentir mais medo, porém saber que podemos administrá-lo para que possamos ir além, tendo alegrias, conquistas e bem estar.

Psicóloga Lisane Molina Gloria-CRP 07/08424

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017 Academia do Psicólogo. Todos os direitos reservados.