Procurar
Data 21/02/2019
MEDO DE DIRIGIR é diferente de INSEGURANÇA PARA DIRIGIR

Geralmente o medo de dirigir é percebido por quem já conquistou a sua habilitação, e devido a ele muitos deixam de lado o dirigir e destreinam a prática. Por isso, inicialmente precisamos mudar essa percepção que tem sido construída sobre o medo do dirigir, onde se reforçam a teoria de que é apenas falta de prática.

 

MEDO DE DIRIGIR não é:
– porque não praticou bastante;
– porque precisa praticar muito;
– porque precisa praticar pra caramba.

Medo de dirigir pode estar relacionada a alguns transtornos de Ansiedades que manifesta distorções cognitivas e precisa de auxílio de um profissional como psicólogo ou psiquiatra.

 

Diferente da INSEGURANÇA PARA DIRIGIR que em alguns casos um auxílio emocional te beneficia muito, mas essas emoções estão mais relacionadas a sentimentos de incapacidade, falta de prática, de falta de confiança em si mesma, baixa autoestima e uma leve ansiedade.

Quando se aprende a dirigir nunca mais se esquece, apenas ficamos destreinados, e isso se resolve tendo a iniciativa de começar a pegar o carro aos poucos e dirigindo em percursos pequenos e aumentando conforme for confiando em si, ou até mesmo contratando um profissional capacitado para te ajudar a adquirir confiança.

 

Muitos condutores e futuros sabem que tem habilidades para prática para dirigir, mas existe uma “força” que trava sua iniciativa para dirigir. Criam um medo excessivo e desproporcional da realidade presente, e isso faz com que sua percepções fiquem distorcidas e sua ansiedade crie sintomas paralisantes que interferem muito no desempenho ao dirigir, que reforça a justificativa da falta de prática e máscara o verdadeiro motivo e dificulta a busca de um auxilio profissional.

Não se assuste com a palavra TRANSTORNO, importante que entenda e queira mudar sua situação para seu bem estar. Quando aprendemos a lidar com mais leveza a ansiedade conseguimos diminuir muito a sua intensidade e dirigir de forma mais tranquila.

 

Psicóloga Lisane Molina Gloria-CRP 07/08424

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017 Academia do Psicólogo. Todos os direitos reservados.